Atividade fisica:
Uma das maneiras mais conhecidas para aliviar o estresse é a atividade física, pois movimentar o corpo reduz os hormônios do estresse, como o cortisol, e ajuda a liberar endorfinas, substâncias que são analgésicos naturais e agem para melhorar o humor .Para quem não tem muito tempo de se exercitar, uma caminhada de 20 minutos é suficiente para sentir alguns efeitos benéficos. Se puder, escolha fazer a caminhada em um parque ou local arborizado, onde a mente e o corpo poderão entrar em contato com a natureza.
O importante é encontrar uma atividade que você goste de fazer e que gere prazer, pois assim você cria um hábito positivo, que auxilia na diminuição dos sintomas do estresse; insônia, irritabilidade, cansaço e ansiedade.
Exercícios de respiração
O estresse provoca algumas reações no corpo que fogem do controle, por isso é possível sentir o coração bater mais rápido, a respiração acelerar e ficar ofegante.
Para retomar o controle, existem alguns exercícios de respiração que podem ser aprendidos, desde respirar profundo, contar até cinco e expirar até as técnicas de respiração abdominal, compassada ou diafragmática.
A respiração lenta e profunda provoca a expansão dos pulmões e da barriga, isso ajuda a desacelerar o ritmo cardíaco, gerando mais tranquilidade para o corpo e a mente.
Quando o nervosismo aumentar, pare e respire profundamente. Assim, o equilíbrio será restaurado e as toxinas serão eliminadas, provocando relaxamento e reduzindo o estresse.
Pratique a regra dos dois minutos
A regra dos dois minutos é um método criado pelo coach de fortalecimento mental, Andrew D. Wittman. Ele propõe uma pausa de 2 minutos sempre que a pessoa se encontrar em uma situação de estresse, para realizar um exercício mental em busca de solução.
O objetivo é fazer com que a pessoa não manifeste apenas uma reação emocional diante do conflito. Mas que, por dois minutos, trabalhe para encontrar uma resposta viável para resolver o desafio, por mais impossível que possa parecer.
Exercitar o cérebro por dois minutos aumenta a produtividade, estimula o pensamento lógico e alivia o estresse cerebral, pois tira o foco do problema e o coloca na busca por soluções.
Ouça uma música relaxante
Ouvir música faz a mente e o corpo relaxarem, pois libera substâncias , como a dopamina, que promove bem-estar imediato. Também por isso a música é muito usada em sessões de meditação.
Qualquer música pode trazer tranquilidade e aliviar o estresse, basta que cada pessoa escolha o ritmo que mais goste de ouvir.
Tenha prioridades para aliviar estresse
A procrastinação é a prática de adiar atividades que devem ser feitas. É muito comum em pessoas que enfrentam momentos estressantes, pois elas tendem a agir de forma reativa aos problemas e às tarefas diárias.
Essa atitude causa ansiedade, porque quer concluir rapidamente o queadiou para fazer. Para aliviar o estresse, nesse caso, é importante criar o hábito de anotar os afazeres do dia em uma lista organizada por prioridades e com prazos estipulados.
A medida em que forem realizadas, as tarefas podem ser excluídas da lista, a visualização das atividades concluídas gera tranquilidade na rotina diária.